Após sofrer tortura em prisão, pastor desenvolve lesão cerebral

  • 27/10/2025

O pastor Pavel Shreider, líder da Igreja Adventista Reformista Verdadeira e Livre no Quirguistão, sofreu uma lesão cerebral traumática e subsequente comprometimento cognitivo após ser vítima de tortura na prisão, segundo o monitoramento da organização Forum 18.

A condição de Shreider foi confirmada pela própria direção da prisão, que comunicou à família, em 22 de setembro, que ele foi diagnosticado com lesão cerebral traumática” e “comprometimento cognitivo”. A família detalhou que ele desenvolveu encefalopatia (dano cerebral), atribuindo a piora da saúde às más condições prisionais e, principalmente, aos atos de violência.

“Em primeiro lugar, ele é mais velho. O regime prisional não é propício para o movimento ou exercício do corpo e então a circulação sanguínea é ruim. Em segundo lugar, ele provavelmente tem estresse todos os dias devido a sua prisão. E por último, e talvez o mais importante, os policiais o espancaram quando ele foi preso e lhe deram golpes na cabeça”, denunciou a família ao Forum 18.

Após a exigência da família, o pastor foi transferido em 25 de setembro para a Prisão nº 31, uma unidade médica na capital Bishkek.

Tortura e Condenação Injusta

Pavel Shreider foi condenado em novembro de 2024 pelo Tribunal Distrital de Birinchi Maya a três anos de prisão em um campo de trabalho, seguido de deportação para a Rússia. Ele foi falsamente acusado de “incitação à inimizade racial, étnica, nacional, religiosa ou regional” após buscas em sua casa e nas residências de membros de sua igreja.

A tortura sofrida pelo pastor e por outros membros da igreja durante os interrogatórios foi denunciada tanto pela família quanto pelo próprio Shreider. Em uma carta enviada ao Centro Nacional para a Prevenção da Tortura, o pastor relatou:

“Cinco policiais me deram golpes na cabeça, no peito e chutes na coluna por trás, eles me bateram com um cano de ferro para me forçar a confessar que cometi crimes.”

Outros membros, como Igor Tsoy, também foram submetidos a tortura com arma de choque para forçá-lo a depor contra o pastor, o que ele se recusou a fazer.

Denúncia da ONU

As sérias alegações de tortura foram reconhecidas e denunciadas por Relatores Especiais da ONU, incluindo Nazila Ghanea, Relatora Especial para liberdade de religião.

Em um documento de julho, os Relatores expressaram preocupação com as “sérias alegações de tortura e maus-tratos” e relataram que Shreider e Igor Tsoy foram “adicionalmente submetidos a estrangulamento com sacos de celofane e uso de tasers [armas de choque]”. Os Relatores solicitaram explicações e informações sobre a saúde de Shreider ao governo do Quirguistão.

Igreja Perseguida

A Igreja Adventista do Sétimo Dia Reforma Verdadeira e Livre não possuía registro no Estado, o que levou ao seu fechamento pelo governo. Em março deste ano, o Tribunal Distrital de Alamudun classificou a denominação como uma organização religiosa “extremista” e proibiu suas atividades em todo o país.

Segundo o Christian Daily International, o Quirguistão é um país onde a perseguição religiosa é uma realidade para os cristãos, ocupando a 47ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025 da Missão Portas Abertas.

O post Após sofrer tortura em prisão, pastor desenvolve lesão cerebral apareceu primeiro em NT Gospel.

FONTE: https://ntgospel.com/noticias/perseguicao-religiosa/apos-sofrer-tortura-em-prisao-pastor-desenvolve-lesao-cerebral/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes